


GILBERTO BELLEZA (SP)

PALESTRA TEMAS LIVRES - Empreendedorismo na Arquitetura - 23/04/2014
As novas configurações da profissão de arquiteto
Arquiteto, Mestre e Doutor pela FAUUSP, Professor Doutor Adjunto na FAU Mackezie e Sócio Diretor da Empresa Belleza e Batalha Arquitetos Associados. Tem vários trabalhos premiados e publicados. Foi Presidente do IAB/SP e IAB Nacional, Presidente da Comissão de Ética do CREA/SP e Curador da 6° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Foi indicado “Personalidade da Arquitetura” pelo Sinaenco em 2004.

Mediador:
Gilson Paranhos
Representante Institucional IAB
Palavras-chave: mercado, profissão, empreendedorismo
A profissão de arquiteto está configurada de forma diferente de alguns anos atrás, sendo necessário empreendedorismo e visão para as novas possibilidades do mercado. A tendência é que o profissional vá além do projeto, passando a assumir todo o processo de construção, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Essa tendência ocorre devido à visão ampla que esse profissional tem para resolver demandas e problemas. Além disso, há um leque de possibilidades abertas com a atuação em escritórios.
A perspectiva é que outras áreas também passem a ser mais preenchidas por arquitetos, sejam elas ambientais, de planejamento e desenvolvimento urbano. Para que isso ocorra é necessária a busca por novas formas diferenciadas de atuar no mercado. No campo urbano, há um crescimento exponencial de possibilidades para os profissionais, com surgimento de novas cidades e aumento da população. Na área ambiental, que também está dentro deste enfoque, também surgem novos caminhos, com arquitetos colaborando na emissão de pareceres e planos de impacto ambiental, por exemplo. Outro campo que vem crescendo é o de arquitetura de interiores. Além dela, o ensino é outra área importante, devido a grande quantidade de escolas que existem. Hoje, há a necessidade da formação de um quadro de professores competentes para atender a todas essas demandas.